Como chegar aos primeiros lugares no google

Recebi esta semana a seguinte pergunta do Mauro Gonçalo:
"Antes de criar hubs, fazes perquisa de keywords certo? Qual é o minimo de tráfego e máximo de competição que procuras?"
Penso que a resposta a esta pergunta é do interesse de todos, e não se limita só às Hubpages. Os conceitos por trás da escolha de keywords pode também muito bem ser aplicada a blogs e aos respectivos posts.
Antes de tentar responder à pergunta em si, vamos primeiro estabelecer que a principal fonte de receita destas hubs vai ser o Adsense, pois caso contrário a abordagem seria ligeiramente diferente.
Para começar,
temos que encarar cada hub como se de um site se tratasse, em que as palavras chaves que escolhermos vão ser a origem da quase totalidade das visitas que vamos receber. Muito possivelmente, na altura de escrever a hub, tanto o título como o URL da mesma vão ser as palavras chaves que pretendemos indexar. Portanto temos que nos conseguir indexar numa posição em que podemos receber visitas para essas palavras chaves.
Normalmente, quando alguém faz uma pesquisa no Google, a distribuição dos cliques em função da posição nas pesquisas é mais ou menos a seguinte:
Primeira posição: 42% dos cliques
Segunda: 12%
Terceira: 9%
Quarta: 6%
Quinta: 5%
Sexta: 4%
Sétima: 3%
Consigo chegar aos primeiros lugares?
Ao olharem para estes números, podem ver que mesmo que as palavras chaves tenham apenas 100 pesquisas por mês, se conseguirmos chegar ao primeiro lugar podemos receber 42 visitas. Este valor é melhor do que ficar em sétimo para palavras chaves com 1000 pesquisas por mês (apenas rende 30 visitas). As palavras chaves até podem ter 200 mil pesquisas por mês, mas se não conseguirmos chegar à primeira página do Google, e de preferência aos primeiros 3 lugares, então de nada nos vale todo esse volume de pesquisa.
Resumindo, muito mais importante que o volume de pesquisas, ou a quantidade de resultados que aparecem, é se conseguimos ou não chegar aos primeiros 3 lugares para essas palavras chaves.
Quanto vale cada clique?
Outro aspecto a ter em conta, para além do número de potências visitantes que podemos receber, mesmo que fossem apenas 42, é quanto pode render cada clique no Adsense.
Se aquelas 42 visitas resultarem em 2 a 3 cliques no Adsense, os resultados da hub vão ser muito diferentes se os cliques valerem 5 cêntimos ou se valerem $1 ou $2 cada. No primeiro caso a hub vai render 15 cêntimos por mês, enquanto que no segundo rende $6. É esta a diferença entre ganhar muito dinheiro com 100 ou 200 hubs e não ganhar nada.
Resumindo
Neste momento já chegamos à seguinte conclusão:
Não é muito importante:

  • O volume de pesquisas
  • O número de resultados no Google
É mais importante:
  • A posição que podemos alcançar nas pesquisas
  • O valor dos cliques Adsense nesse nicho
Partindo do princípio que já temos uma ideia sobre que palavras chaves rendem mais no Adsense. E o Google Keyword Tool dá-nos esse número, sendo que para sabermos o valor aproximado dos cliques no Adsense devemos dividir o valor por 4. Ou seja, se o valor que os anunciantes estão a pagar por clique for de $10 (valor do Google Keyword Tool), então o valor por clique no Adsense pode rondar os $2.50.
Depois de encontramos o nicho sobre o qual pretendemos escrever, temos então que ir ao Google pesquisar essas palavras chaves e ver qual a concorrência. Eu recomendo que tenham um plugin instalado, como o SEO for Firefox, para facilitar toda esta tarefa.
O ideal é encontramos sites com PageRank de 0, 1, 2 ou mesmo 3 nos resultados da pesquisa. Depois de uma breve visita aos três primeiros sites ficamos logo com uma ideia do tipo de "on page optimization" (optimização ao nivel da página) que estes sites têm, e se podemos ou não destroná-los dos primeiros lugares.
Eu costumo também pesquisar as HubPages para essas palavras chaves, com uma pesquisa do tipo "site:hubpages.com palavras chaves" no Google para ver qual é a concorrência, e se consigo ou não fazer melhor. Faço isto em especial quando o URL que pretendo, que no fundo são as palavras chaves, já estiver tomado.
Como este post já se está a tornar longo, vou ficar por aqui, sendo que devo voltar ao assunto para mostrar o que podemos fazer se as coisas não correrem como pretendiamos.

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