Publicar textos em diretórios de artigos

Desde que publiquei o post sobre como ganhar $300 por dia com Adsense que tenho recebido muitas perguntas sobre submeter textos para directórios de artigos grátis. Para além de haver alguma confusão em relação a esta prática, há principalmente alguma desvalorização deste modelo que no fundo é um dos três pilares do modelo para se ganhar $300 por dia com Adsense.
Quer tenham como modelo ganhar dinheiro com Adsense, ou a promover programas de afiliados, se esperam contar com uma boa indexação nos motores de busca, é essêncial
obter links de outros sites, e de preferência com um determinado texto âncora. Dificilmente encontram melhor maneira, tanto em termos de custo (grátis), como em termos de resultados, do que a publicar textos em directórios de artigos.
Publicar textos como forma de obter links não é nada de novo, mas com o aparecimento, e crescente popularidade, dos directórios de artigos, elevou para outro nível o retorno que se consegue obter com esta actividade.
Embora já tenha rendimentos online que se podem considerar elevados, eu pessoalmente só lamento ter demorado tanto tempo a perceber todo o potêncial dos directórios de artigos como forma de melhorar o ranking dos meus sites, ou mesmo hubs. Se tenho insistido neste aspecto é para evitar que muitos cometam o mesmo erro que eu.
Quando li o thread do XFactor pela primeira vez em Junho fiquei ainda mais convencido que o article marketing passaria a ser a peça fundamental para o crescimento dos meus rendimentos online. Como muitas vezes o óbvio nos escapa, a dica que ele deu, de escrever artigos sobre assuntos que dominamos, mesmo que o seu conteúdo não esteja relacionado com os links que vamos incluir no "resource box", foi como que uma luz que se acendeu na minha cabeça.
Até há poucos meses, sempre me limitei a escrever artigos cujo tema estava relacionado com os sites para os quais ia linkar no "resource box", e isso tornava a tarefa de escrever artigos muito mais demorada e chata. Desde que aceitei esta nova realidade que tenho conseguido publicar quase um artigo por dia nos mais diversos directórios, e os resultados tem sido muito acima de qualquer expectativa.
É provável que se o conteúdo do artigo estivesse relacionado com o dos sites para os quais tenho links no "resource box" estes podessem ter ainda mais valor, mas isto nem sempre é possível.
O sites de artigos não são agregadores
Convém esclarecer que os sites de artigos grátis não são agregadores de notícias, tipo Digg ou DoMelhor. Não há nenhuma semelhança, nem no objectivo de cada um dos modelos, nem nos resultados que se conseguem. Sites como o Digg ou DoMelhor são sites sociais onde se pode conseguir algumas visitas no curto prazo. Há lugar para estes sites socias, mas não na promoção de sites de nicho, onde o objectivo é obter um visitante muito específico, vindo dos motores de busca, e de preferência ao longo de muitos meses. O visitante dos motores de busca converte bem, tanto em Adsense, como em compras (conversões), ao contrário dos visitantes que possam eventualmente vir dos sites sociais. Dito isto, não vou alongar-me mais neste post sobre as vantagens ou desvantagens dos sites sociais.
Benefícios de SEO imediatos e no longo prazo
Embora possam originar algumas visitas, tanto imediatas como no longo prazo, o principal objectivo de publicar textos em directórios de artigos são benefícios de SEO. Ou seja, submeter artigos a directórios vai contribuir para uma melhor indexação dos sites de nicho, sites estes que não iriam facilmente obter links de outra forma.
Ao publicar um artigo num directório de artigos, estamos logo ai, a obter links para os nossos sites. Se publicarmos artigos em 3 ou 4 directórios, são logo 6 a 12 links para os sites com o texto âncora escolhido por nós. Para além deste benefício imediato, há um outro, que por vezes passa despercebido, mas que é ainda mais importante:

  • Sempre que o nosso artigo for reproduzido noutro site, este vai manter os nossos links, o que vai contribuir ainda mais para melhorar a indexação nos motores de busca. Assim, um artigo publicado hoje, pode originar novos links para os nossos sites durante muitos meses no futuro. É assim possível, com um texto submetido a um único site de artigos, conseguir muitos links de sites distintos para o nosso site.
Por exemplo, alguns dos textos que eu publiquei em directórios de artigos já foram utilizados por outras pessoas, que por sua vez mantiveram os links para os meus sites. Assim, com o trabalho de escrever apenas um artigo, consegui já obter 5 ou 6 links de sites diferentes.
Algumas dicas
Antes de passar a enumerar os sites de artigos que estou a usar mais, quero dar algumas dicas para tirarem o máximo partido possível de publicar artigos.
  • Para tirarem o máximo proveito do tempo despendido a escrever um artigo, façam alterações ao artigo de forma a torná-lo original e submetam cada versão do artigo a um directório diferente. Basicamente vão escrever outros artigos, dizendo sensivelmente a mesma coisa, mas por outras palavras. Depois de terem um artigo escrito, torna-se muito fácil e rápido escrever versões ligeiramente diferentes.
  • Nem todos os directórios de artigos permitem links no texto do artigo, e se os permitem, estes podem ser "nofollow". Assim, o maior benefício em termos de links reside na "resource box", que é a caixa com informação sobre o autor.
  • Certifiquem-se que o texto âncora dos links na resource box inclui as palavras chaves para as quais querem indexar. Não há grande vantagem em usar como texto âncora o nome do site se este for um nome fictício ou uma expressão que não tem volume de pesquisa.
  • Sempre que possível escrevam sobre assuntos para os quais há muita procura, ou publiquem artigos nas "categorias mais populares". Isto vai assegurar que os vossos textos são usados mais vezes e consequentemente obtêm mais links. Há blogs que automaticamente publicam conteúdo que contem certas palavras chaves. Se o vosso artigo tiver essas palavras vai ser reproduzido mais vezes. Alguns dos temas que podem originar mais atenção são: lose weight (perder peso), surveys (inquéritos), make money e reviews em geral.
  • Alguns sites de artigos permitem criar vários pseudónimos na mesma conta, usem esta opção para manter alguns dos nichos em segredo. Assim, em vez de terem todos os artigos publicados pelo mesmo autor, optem por usar pseudónimos.
Os melhores directório de artigos
Uma pesquisa no Google revela muitos sites de artigos grátis onde podem publicar textos, mas estes são os que eu estou a usar e são também alguns dos mais populares:
  • EzineArticles - Este site de artigos é o mais exigente e mais rigoroso em relação à aprovação dos textos. Podem demorar até 7 dias a aprovar um texto. Chegam a ser chatos. Há alguns anos, quando tentei pela primeira vez iniciar-me no article marketing, desisti precisamente porque me cansei das exigências da EzineArticles. O site tem um PageRank de 6, apenas permite 2 links em cada texto (incluindo a resource box), e temos um número limitado de resources boxes por membro. Mas é o directório que oferece a melhor possibilidade de o nosso artigo ser reproduzido mais vezes, resultando em mais links. Apesar de por vezes ser difícil trabalhar com eles, os benefícios fazem com que valha a pena.
  • GoArticles - A GoArticles tem um PageRank de 6, e tem a vantagem de não haver um processo de aprovação dos textos. Os artigos aparecem no site 24 horas depois de submetidos. Quando escrevemos um artigo podemos inserir os links na resource box, e dispomos de um número ilimitado de resource boxes (caixas sobre o autor).
  • ArticleBase - A ArticleBase tem um PageRank de 5 e aprova os artigos em mais ou menos 24 horas. Podemos criar vários pseudónimos e uma resource box diferente para cada artigo que submetemos.

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